Política

Marlúcio volta a defender a descentralização do sistema prisional no município

Deputado pede a construção de um novo presídio em outro local por meio de PPPs

Após a rebelião ocorrida na última segunda-feira, 1º, que resultou na morte de nove detentos e 14 feridos, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, o deputado Marlúcio Pereira (PSB), representante do município na Assembleia Legislativa, voltou a defender a descentralização do sistema penitenciário, que, segundo ele, sobrecarrega a cidade. “Este é um ônus que carregamos há muitos anos. Neste sentido, Aparecida já deu sua contribuição. Está na hora de o poder público rever esta situação e dividir esta tarefa com outras cidades”, defende o parlamentar.

Em 2014, ainda na gestão do ex-secretário estadual de Segurança Pública Joaquim Mesquita, o deputado iniciou uma campanha efetiva composta por vereadores e lideranças políticas e comunitárias para evitar que o governo do Estado ampliasse o sistema carcerário no município. “Naquela época encaminhamos um requerimento ao governador Marconi Perillo (PSDB), que prontamente atendeu à nossa reivindicação, mas precisamos evitar que Aparecida continue a receber detentos de todo o Estado”, acrescenta o parlamentar.

 

Fórum

O deputado pretende ainda manter um fórum que envolva as lideranças políticas do município, entidades classistas, Poder Judiciário, Secretaria de Segurança Pública e toda a comunidade para reacender a discussão e encontrar uma saída. Uma das propostas é a construção do presídio em outro lugar, com estrutura moderna e inteligente, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP). “Como conheço muito bem o governador, tenho certeza de que ele vai ouvir atentamente nossos argumentos. O que não podemos é continuar aceitando calados que Aparecida continue sozinha sediando todo o sistema carcerário do Estado. No passado, foi até cogitada uma compensação financeira, mas até hoje isso não ocorreu”, lembra.

Marlúcio lamenta ainda o fato de que a superlotação do sistema carcerário acaba por resultar em uma imagem negativa do município. “Aparecida é uma cidade que está em pleno desenvolvimento socioeconômico e estas cenas lamentáveis geram uma imagem ruim para nosso município. Precisamos unir forças e mudar esta triste realidade”, defende o deputado.

Related Articles

Close