CidadesEducação

Aparecida ofertará mais de 14 mil vagas na rede municipal de ensino em 2018

Matrículas, abertas a partir de amanhã, podem ser feitas por telefone, site da prefeitura e por aplicativo de celular

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), abre, amanhã, o período para as novas matrículas na rede municipal de ensino. Segundo informações da Smec, serão ofertadas este ano, ao todo, 14.094 vagas: 9.437 para o ensino fundamental e 4.657 para o infantil. O prazo de inscrições segue até o dia 12 por três canais de atendimento, que são o telefone 0800 607 0040, das 8h às 19h; online pelo site da prefeitura no endereço www.aparecida.go.gov.br; e pelo aplicativo Matrícula Aparecida, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS – este último, uma novidade, conforme Rodrigo Caldas, titular da pasta da Educação.

“Este [último] já está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis. Esta é uma forma de a administração estar conectada com a população e de também agilizar o processo de matrícula, que poderá ser feita em qualquer destes três canais”, destacou. O secretário ainda orienta pais e responsáveis de que é importante ter em mãos os dados da criança que será matriculada para agilizar o atendimento.

 

Procedimento

Após a inscrição protocolada, os pais ou responsáveis deverão efetivar a matrícula dos filhos diretamente na unidade escolar com as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento; comprovante atual de endereço; registro de identidade da mãe ou responsável; cartão do programa Bolsa Família (se for o caso); declaração provisória de escolaridade ou histórico escolar (válidos e sem rasura); cartão de vacina; e certidão do Programa Bolsa Família, que pode ser retirado na Secretaria de Assistência Social do município.

O sistema de matrícula é totalmente informatizado e encaminhará o aluno para a unidade mais próxima de sua casa. A unidade, no entanto, pode ser alterada pelo responsável, caso uma de preferência ainda possua vagas. Os alunos que já estudam na rede e não desejam mudar de local tiveram a matrícula realizada automaticamente ao final do ano letivo de 2017. É importante lembrar que, após o dia 12 de janeiro, a solicitação de vagas não poderá mais ser realizada por telefone ou pelo aplicativo, apenas pelo site. O pedido pode ser feito ao longo de todo o ano e os nomes inclusos no cadastro de reserva.

Em relação às matrículas nos 30 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nos 19 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados no município, que abrigarão mais de 4.657 crianças em 2018, o secretário Caldas explica que o maior número de vagas este ano, cerca de duas mil, se deve à passagem das crianças de cinco anos para o ensino fundamental. “Além desses alunos, as crianças novatas de quatro e cinco anos também serão encaminhadas diretamente para as escolas. Enfatizamos que aqueles que já estão matriculados nos Cmeis continuarão até a conclusão do ciclo”, pontuou.

Na rede estadual de educação, as matrículas foram encerradas no último dia 29. Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), após a solicitação da vaga, o interessado deve confirmar a matrícula pelo próprio site www.matricula.go.gov.br no período de 15 a 19 de janeiro de 2018 e colocar o número da solicitação (gerado na primeira etapa do processo) e a data de nascimento do aluno. Os pais ou responsáveis também devem ir à unidade educacional para efetivação da matrícula com os seguintes documentos: Certidão de Nascimento; comprovante de endereço; CPF e RG do responsável pelo aluno; histórico escolar. (Felipe Coz com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura e da Seduce)

Related Articles

Close